terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Exercícios de concurso - Biologia Molecular

(MASTER-Pref. Pilar/AL, Biomédico; 2010) Nas reações de amplificação de material gênico através da técnica de PCR, no caso de Dengue, HTLV e HIV, faz-se necessário produzir:

a ( ) transcrição de DNA complementar a partir do genoma desses vírus.
b ( ) transcrição de RNAm complementar a partir do genoma desses vírus.
c ( ) na etapa de transcrição reversa, um RNA viral complementar aos vírus.
d ( ) na etapa de amplificação reversa, um RNA viral complementar aos vírus.

(ASPERHS-Pref. Serra Talhada/PE, Biomédico; 2010) Sobre telomerase é INCORRETO afirmar:

a) A telomerase é uma proteína ribonucléica com três componentes: uma sub-unidade de proteína e duas sub-unidades de RNA.
b) O cerne catalítico consiste de hTERT, a subunidade catalítica com atividade transcriptase reversa, e hTR, componente codificar de RNA.
c) A segunda proteína da telomerase, o hTP, pode desempenhar um papel estrutural. O hTR e o hTP são expressos ubiqüitariamente, com a taxa de liberação de hTERT como limite da atividade de telomerase.
d) O ensaio do protocolo da amplificação repetida da telomerase (TRAP)3 e as variações desse ensaio são os métodos mais comumente para o monitoramento da atividade telomerase.
e) O ensaio TRAP, originalmente descrito por é um ensaio com dois estágios, baseado em PCR.

(UFSC-UFSC, Biomédico; 2008) Assinale a alternativa CORRETA. Northern Blot, Western Blot e Southern Blot são técnicas utilizadas em biologia molecular para estudar, respectivamente:

a( ) proteínas, DNA e RNA.
b( ) RNA, proteínas e DNA.
c( ) DNA, RNA e proteínas.
d( ) DNA, proteínas e RNA.
e( ) RNA, DNA e proteínas.

(UFSC-UFSC, Biomédico; 2008) O sequenciamento de genomas e a análise em larga escala de proteínas de muitos organismos acarretaram no crescimento exponencial dos bancos de dados de sequencias nucleotídicas e aminoacídicas, levando à necessidade de desenvolvimento de novas ferramentas. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

(  ) A análise do rol de moléculas de DNA por um determinado organismo denomina-se “proteômica”.
(  ) O campo de pesquisa dedicado às análises citadas no enunciado desta questão é denominado “bioinformática” ou “biologia computacional”.
( ) A análise comparativa de seqüências de nucleotídeos e/ou aminoácidos por bioinformática permite, entre outras, o desenvolvimento de análises filogenéticas.
( ) A análise comparativa de seqüências por ferramentas de “bioinformática” não permite a identificação de alvos terapêuticos.
(  ) A bioinformática alia conhecimentos das ciências biológicas, da computação e da matemática, e utiliza a computação de alto desempenho ou os agregados de computadores (clusters) para a análise em larga escala.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo.
a( ) F – V – V – F – V
b( ) V – V – F –V – F
c( ) F – V – F – F – V
d( ) V – F – F – F – V
e( ) V – V – V – F – F

(UPENET/IAUPE-Pref. Olinda/PE, Biomédico; 2008) O método mais atual e sensível, utilizado para detecção de carga viral do HCV (vírus da hepatite C) é a(o):

a) análise citogenética.
b) PCR em tempo real.
d) seqüenciamento.
c) PCR alelo-específica.
e) Western blot.

(UPENET/IAUPE-Pref. Olinda/PE, Biomédico; 2008) O método mais utilizado para identificação de translocações em leucemias por biologia molecular é:

a) Western blot.
b) RT-PCR.
c) Citogenética.
d) Sequenciamento.
e) Citogenética molecular

(UPENET/IAUPE-Pref. Olinda/PE, Biomédico; 2008) No que refere à tecnologia do DNA recombinante, é CORRETO afirmar que é utilizada:

a) para quantificar o DNA.
b) para produzir sustâncias úteis, como insulina humana.
c) na rotina para o diagnóstico de doenças genéticas.
d) para sequenciar nucleotídeos.
e) na citogenética, para o diagnóstico de leucemias.

(UPENET/IAUPE-Pref. Olinda/PE, Biomédico; 2008) A eletroforese é uma técnica que permite as migração de partículas com carga em um meio líquido, sob influência de um campo elétrico. Com relação a esta técnica, é CORRETO afirmar.

a) A velocidade de migração depende, unicamente, da carga elétrica, tamanho e da forma da molécula.
b) Em solução mais ácida que seu pI, o anfólito fica com carga positiva e migra para o anodo.
c) Em solução mais ácida que seu pI, o anfólito fica com carga negativa e migra para o anodo.
d) Em solução mais ácida que seu pI, o anfólito fica com carga positiva e migra para o catodo.
e) Em solução mais básica que seu pI, o anfólito fica com carga negativa e migra para o catodo.

(MOVENS/SESPA, Biomédico; 2008) Com relação à Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – A DNA polimerase pode ser direcionada para sintetizar uma região específi ca do DNA.
II – As duas fitas de DNA podem servir como molde para a síntese de uma nova molécula, desde que seja fornecido um oligonucleotídeo iniciador (Primer) para cada fita.
III– Na PCR, a região do DNA que deverá ser amplificada é demarcada pelo oligonucleotídeo iniciador e as novas fitas de DNA sintetizadas têm início a partir desse iniciador.
IV– O resultado final da PCR é a amplificação de uma região específica do DNA.
V – A Taq polimerase, DNA polimerase extraída da bactéria Thermus aquaticus, é uma das limitações da PCR, por ser termossensível, sendo necessário ser adicionada a cada ciclo da reação. 

Estão certos apenas os itens:

(A) I e II.
(B) II, IV e V.
(C) I, II e IV.
(D) I, II, III e IV


domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cardiovascular

1) Conceitue pericardite. A pericardite é uma inflamação do pericárdio, que tem como função manter o coração em sua posição e impedir que ele se encha de sangue além de sua capacidade.

2) Qual é o tratamento para Insuficiência Cardíaca?Revascularização miocárdica na insuficiência cardíaca, Cirurgia para insuficiência mitral, colocar um marcapasso e/ou transplante cardíaco.

3) Qual a diferença trombo e êmbolo? Trombo é a formação de um coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos. Quando os trombos se desprendem de seu ponto de fixação e são arrastados pela corrente circulatória recebem o nome de êmbolo. A embolia se dá no momento em que o êmbolo chega a um vaso de diâmetro interior ao seu e o deixa obstruído.

4) Qual a função da circulação colateral? A função da circulação colateral é a formação espontânea de novos vasos sanguíneos que suplementa o fluxo da artéria parcialmente bloqueada.

5) Qual o diagnóstico para IAM? Exames de sangue (CK total e CK-MB), eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

6) Em que consiste a arritmia? As arritmias são alterações anormais no número de batimentos cardíacos por minuto e no intervalo entre um batimento e outro. Quem regula essa atividade cardíaca é o sistema nervoso autônomo, que age sobre o sistema elétrico interno do coração, comandado pelo nó sinusal. As arritmias se manifestam quando ocorre algum problema na geração ou na condução desses estímulos elétricos, desorganizando atividade do coração.

7) O que é um aneurisma? Qual a classificação de acordo com sua forma? Aneurisma é caracterizado pela dilatação localizada ou segmentar de uma veia ou artéria, causado pelo enfraquecimento das paredes do vaso, por trauma ou por doença vascular. Existem duas classificações em relação à anatomia do aneurisma, podendo ser saculares ou fusiformes.
O aneurisma sacular consiste de uma bolsa ou um verdadeiro saco aneurismático, de dimensões variáveis, conectado ao vaso principal através de um orifício denominado colo. O restante da parede do vaso é normal ou tem alterações menos severas. Estes aneurismas são pouco frequentes na aorta.
O aneurisma mais comum é o fusiforme. Nesses, toda a circunferência do vaso está dilatada. Esses aneurismas, habitualmente ocupam segmentos da aorta. Em raras circunstâncias são mais extensos, podendo comprometer toda a aorta torácica.


8) O que é dissecção? Qual a classificação de acordo com o tempo? Que porções da aorta envolvem as dissecções classificadas em A e B? Dissecção é a clivagem ou separação da camada média da aorta produzida pela penetração do sangue na parede do vaso. A classificação pode ser dividida de acordo com o tempo em aguda ou crônica, sendo de grande utilidade, pois a dissecção aórtica é muito grave. A porção da aorta que envolve a dissecção do tipo A, corresponde onde há envolvimento da aorta ascendente e o tipo B da aorta descendente. 

Respostas com base no livro: Souza, M.H.L.Elias, D.O. Fundamentos da Circulação Extracorpórea Segunda Edição. Rio de Janeiro, 2006.