domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cardiovascular

1) Conceitue pericardite. A pericardite é uma inflamação do pericárdio, que tem como função manter o coração em sua posição e impedir que ele se encha de sangue além de sua capacidade.

2) Qual é o tratamento para Insuficiência Cardíaca?Revascularização miocárdica na insuficiência cardíaca, Cirurgia para insuficiência mitral, colocar um marcapasso e/ou transplante cardíaco.

3) Qual a diferença trombo e êmbolo? Trombo é a formação de um coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos. Quando os trombos se desprendem de seu ponto de fixação e são arrastados pela corrente circulatória recebem o nome de êmbolo. A embolia se dá no momento em que o êmbolo chega a um vaso de diâmetro interior ao seu e o deixa obstruído.

4) Qual a função da circulação colateral? A função da circulação colateral é a formação espontânea de novos vasos sanguíneos que suplementa o fluxo da artéria parcialmente bloqueada.

5) Qual o diagnóstico para IAM? Exames de sangue (CK total e CK-MB), eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

6) Em que consiste a arritmia? As arritmias são alterações anormais no número de batimentos cardíacos por minuto e no intervalo entre um batimento e outro. Quem regula essa atividade cardíaca é o sistema nervoso autônomo, que age sobre o sistema elétrico interno do coração, comandado pelo nó sinusal. As arritmias se manifestam quando ocorre algum problema na geração ou na condução desses estímulos elétricos, desorganizando atividade do coração.

7) O que é um aneurisma? Qual a classificação de acordo com sua forma? Aneurisma é caracterizado pela dilatação localizada ou segmentar de uma veia ou artéria, causado pelo enfraquecimento das paredes do vaso, por trauma ou por doença vascular. Existem duas classificações em relação à anatomia do aneurisma, podendo ser saculares ou fusiformes.
O aneurisma sacular consiste de uma bolsa ou um verdadeiro saco aneurismático, de dimensões variáveis, conectado ao vaso principal através de um orifício denominado colo. O restante da parede do vaso é normal ou tem alterações menos severas. Estes aneurismas são pouco frequentes na aorta.
O aneurisma mais comum é o fusiforme. Nesses, toda a circunferência do vaso está dilatada. Esses aneurismas, habitualmente ocupam segmentos da aorta. Em raras circunstâncias são mais extensos, podendo comprometer toda a aorta torácica.


8) O que é dissecção? Qual a classificação de acordo com o tempo? Que porções da aorta envolvem as dissecções classificadas em A e B? Dissecção é a clivagem ou separação da camada média da aorta produzida pela penetração do sangue na parede do vaso. A classificação pode ser dividida de acordo com o tempo em aguda ou crônica, sendo de grande utilidade, pois a dissecção aórtica é muito grave. A porção da aorta que envolve a dissecção do tipo A, corresponde onde há envolvimento da aorta ascendente e o tipo B da aorta descendente. 

Respostas com base no livro: Souza, M.H.L.Elias, D.O. Fundamentos da Circulação Extracorpórea Segunda Edição. Rio de Janeiro, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário