quarta-feira, 17 de junho de 2020

Coagulação

(FUNDATEC – 2014) Avalie as seguintes afirmativas relacionadas aos fatores de coagulação.

I. O uso de warfarina reduz a função dos fatores II, VII, IX e X, além da Proteína C e Proteína S, afetando de maneira mais importante a dosagem do Tempo de Protrombina (TP).

II. Na Coagulação Intravascular Disseminada (CID), todos os fatores podem estar variavelmente diminuídos, incluindo o fator VIII.

III. A heparina inibe os fatores IIa, Xa, IXa e XIIa, afetando de maneira mais importante a dosagem do Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA).

IV. Disfunções hepáticas reduzem a síntese hepática dos fatores de coagulação, exceto o fator VIII.

Quais estão corretas?

A) Apenas I, II e III.

B) I, II, III e IV.

C) Apenas I, III e IV.

D) Apenas II, III e IV.

E) Apenas I.


(VUNESP - 2015) Quanto à avaliação laboratorial da hemostasia humana, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da seguinte afirmação: “ é utilizado(a) como uma medida geral da integridade da via intrínseca e comum, ao passo que é uma medida geral da integridade da via extrínseca e comum.”

(A) O tempo de trombina … a dosagem de fibrinogênio

(B) A dosagem de plasminogênio … a concentração do Fator IX

(C) A concentração do fator V … o tempo de sangramento

(D) O tempo de coagulação … o tempo de tromboplastina parcial ativada

(E) O tempo de tromboplastina parcial ativada … o tempo de protrombina


(SSA-HMDCC – 2015) Testes diagnósticos da coagulação plasmática Avalia a via extrínseca e fatores da via comum, como os fatores II, V e X. Este método baseia-se no acréscimo, in vitro, de tromboplastina tecidual ao plasma, cronometrando a formação de coágulo na amostra. Assinale a alternativa que indica corretamente a qual teste se refere a descrição acima.

a) Tempo de Protrombina.

b) Tempo de Tromboplastina Parcial ativada.

c) Tempo de Trombina.

d) Dosagem de Fibrinogênio.


(EBSERH/HC-UFG – 2015) A respeito do teste para verificação do Tempo de Coagulação, assinale a alternativa correta.

(A) Possui altíssima sensibilidade e reprodutibilidade.

(B) Permite avaliar de forma global os fatores de coagulação plasmática, exceto os fatores VIII e XXI.

(C) O Tempo de Coagulação é um teste utilizado em grande escala para triagem pré-cirúrgica e também para a orientação terapêutica de urgência em condições hemorrágicas graves.

(D) Não sofre nenhuma influência dos procedimentos técnicos de coleta e limpeza da vidraria utilizados.

(E) Também não sofre influência da forma de observação do desenvolvimento da formação do


(FUNCAB -2016) A base dos testes clínicos da coagulação é a verificação da velocidade da formação do coágulo através de ensaios com reações proteolíticas, trombina e fibrinogênio. A partir do texto, assinale a alternativa que promove alteração tanto no tempo de tromboplastina parcial (PTT) quanto no tempo de tromboplastina (PT).

A) Defeito do fator VII

B) Defeito do fator VIII

C) Defeito do fator IX

D) Deficiência de vitamina K

E) Defeito do fator XI


(Pref. Caldas Brandão/PB -2016) Sobre o anticoagulante citrato de sódio, utilizado na coleta de amostras para exames clínicos, é CORRETO afirmar:

A) Não deve ser utilizado em amostras onde serão realizados testes de coagulação.

B) Liga-se aos íons cálcio da amostra,formando quelato e interrompendo a cascata de coagulação.

C) É o anticoagulante de escolha para a realização do hemograma, por preservar a morfologia das células hematológicas por mais tempo.

D) Reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação.

E) É utilizado, principalmente, em testes de curva glicêmica e alguns testes de intolerância à açúcares, como a lactose


(EBSERH/HU-FURG – 2016) Assinale a alternativa que corresponde ao exame que avalia a hemostasia primária:

a) Tempo de Protombrina

b) Tempo de tromboplastina parcial ativada

c) Dosagem do fibrinogênio

d) Tempo de sangramento

e) Tempo de trombina


(EBSERH/HU-FURG – 2016) Assinale a alternativa correta. Para o diagnóstico laboratorial das hemofilias utiliza-se o teste:

a) tempo de protombrina

b) tempo de tromboplastina parcial ativada

c) dosagem do fibrinogênio

d) tempo de sangramento

e) tempo de trombina


(AOCP-2016) Os trombócitos, também conhecidos como plaquetas, são fragmentos citoplasmáticos anucleados presentes no sangue que têm como função e principal(ais) característica(s):

(A) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: não possuem núcleos, não são formados na medula óssea e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço.

(B) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: não possuem núcleos, são derivados de fragmentos do citoplasma megacariócito e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço.

(C) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: possuem núcleos, têm a forma de um disco achatado e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço.

(D) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: possuem núcleos, são derivados de fragmentos do citoplasma megacariócito e possuem um tempo de vida entre 10 a 15 dias, depois disso são destruídas e retiradas pela circulação do fígado.

(E) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar a formação de coágulos, tendo como principais características: não possuem núcleos, têm a forma de um disco arredondado e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço


(COPEVE – 2013) Sobre os testes para avaliação da coagulação e hemostasia, assinale a afirmativa INCORRETA.

(A) A retração do coágulo é um teste de função plaquetária cujo resultado é determinado pela relação entre o soro, obtido após a retração do coágulo, e a quantidade total de sangue.

(B) O tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) corresponde ao tempo gasto para ocorrer a coagulação do plasma recalcificado, avaliando os fatores de coagulação das vias intrínseca e comum.

(C) O tempo de sangramento (TS) é utilizado para verificar a função vascular e a da hemostasia secundária, permitindo identificar os distúrbios das vias intrínseca, extrínseca e comum da coagulação.

(D) O tempo de protrombina (TAP) corresponde ao tempo de coagulação do plasma, após a adição de tromboplastina, avaliando os fatores de coagulação das vias extrínseca e comum.





quinta-feira, 11 de junho de 2020

Exercícios sobre Gasometria



(AOCP – 2014) Mulher de 52 anos chega ao setor de emergência com os seguintes sinais e sintomas: aumento da frequência respiratória, letárgica, hálito cetônico e com a seguinte gasometria arterial: pH= 7,10; PaCO2= 20 mmHg; HCO3= 5 mEq/l; BD= -18 mEq/l; PaO2= 42 mmHg; SaO2= 52%. De acordo com os dados fornecidos, assinale a alternativa que indica qual distúrbio ácido – básico o caso está apresentando.

(A) Acidose metabólica.
(B) Acidose metabólica com tentativa de compensação respiratória.
(C) Alcalose respiratória aguda.
(D) Acidose mista (respiratória e metabólica).
(E) Alcalose metabólica com compensação respiratória.

(AOCP – 2014) Mulher de 26 anos chega ao setor de emergência após intoxicação com tricíclico (antidepressivo), que é depressor do sistema respiratório. O médico solicitou dentre os exames gasometria arterial e, após analise do resultado, chegou a conclusão que a paciente está em acidose respiratória. De acordo com esses dados, assinale a alternativa com a gasometria que demonstra esse quadro.

(A) pH= 7,16; PaCO2= 28 mmHg; HCO3= 9 mEq/l; BD= -14 mEq/l; PaO2= 86 mmHg; SaO2= 89%.
(B) pH= 7,44; PaCO2= 51 mmHg; HCO3= 28 mEq/l; BD= +5 mEq/l; PaO2= 94 mmHg; SaO2= 95%.
(C) pH= 7,56; PaCO2= 26 mmHg; HCO3= 24 mEq/l; BD= -2,5 mEq/l; PaO2= 80 mmHg; SaO2= 98%.
(D) pH= 7,30; PaCO2= 61 mmHg; HCO3= 18 mEq/l; BD= -7 mEq/l; PaO2= 85 mmHg; SaO2= 90%.
(E) pH= 7,48; PaCO2= 37 mmHg; HCO3= 29 mEq/l; BD= +6 mEq/l; PaO2= 93 mmHg; SaO2= 96%

(EBSERH/HUJM-UFMT – 2014) A respeito do equilíbrio ácido-base, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os distúrbios do equilíbrio ácido-base de origem respiratória decorrem de alterações da eliminação do dióxido de carbono (CO2 ) do sangue, ao nível das membranas capilares.
( ) Na alcalose respiratória, o pH do sangue está abaixo de 7,45.
( ) Na acidose metabólica, os íons hidrogênio liberados pela dissociação do ácido em excesso reduzem o pH.
( ) Na alcalose metabólica, o bicarbonato real (BR) está sempre abaixo, inferior a 22 Mm/L.
( ) A acidose respiratória é consequência de alterações da ventilação pulmonar, caracterizadas por hiperventilação pulmonar e insuficiência respiratória.

(A) F – F – V – V – V.
(B) F – V – F – V – V.
(C) V – F – F – V – F.
(D) V – F – V – F – F.
(E) F – V – F – F – F.

(EBSERH/HUJM-UFMT – 2014) De acordo com o distúrbio de acidose metabólica, assinale a alternativa correta.

(A) Na acidose, o pH do sangue aumenta devido ao acúmulo de íons de hidrogênios livres.
(B) Ocorre acidose metabólica quando há predomínio da quantidade de base disponível em relação à quantidade de ácidos fixos disponíveis para sua neutralização.
(C) Quando há acúmulo de bases no organismo em relação à quantidade de ácidos a serem neutralizados, configura-se o quadro da acidose metabólica.
(D) O pH normal do sangue situa-se entre 7,35 e 7,45. Quando o pH está abaixo do valor mínimo normal, existe alcalose. Se o pH está acima da faixa normal, existe acidose.
(E) A gasometria arterial mostra o pH abaixo de 7,35, a PCO2 é normal e o bicarbonato padrão é baixo, inferior a 22 mM/L. Há também um déficit de bases, maior que -2 Eq/L

(EBSERH/HUJM-UFMT – 2014) Sobre a coleta de amostra para realização de gasometria arterial, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral.
(B) O material necessita ficar em repouso por pelo menos 5 minutos antes se realizar o exame.
(C) Após a obtenção da amostra, despreza-se a agulha, esgota-se o ar residual, veda-se a ponta da seringa com dispositivo oclusor e homogeneiza-se suavemente.
(D) O material necessita ser encaminhado imediatamente ao laboratório e o ideal é que não se exceda o prazo de 15 minutos.

(VUNESP – 2015) Considere os dados a seguir.

pH = 7,20 (7,35 a 7,45) Pressão parcial do gás carbônico:
PaCO2 = 23 (35 a 45 mmHg) Bicarbonato plasmático:
HCO3 – = 11,7 (22 a 26 mEq/L)

Utilizando as informações dos valores de referência entre parêntesis, assinale a alternativa que classifica corretamente o distúrbio ácido-base primário a partir dos resultados da análise de gases e pH do sangue total arterial de um paciente adulto, com choque hipovolêmico.

(A) alcalose metabólica.
(B) acidose respiratória compensada.
(C) alcalose respiratória.
(D) alcalose metabólica compensada.
(E) acidose metabólica.

(EBSERH/HE-UFSCAR – 2015) Uma paciente está sendo atendida no Centro de terapia intensiva a mais de 24 horas e ainda se encontra torporosa e submetida à ventilação artificial. Foi realizada gasometria arterial:

pH= 7,52;
PCO2= 26 mmHg;
HCO3= 25,6 mmol/l;
BE= +1,2.

Em relação ao caso clínico, assinale a alternativa correta.
Valores de referência

PH 7,35 – 7,45
PCO2 31 – 45 mmHg
PO2 80 – 100 mmHg
HCO3 21 – 27 mmol/l
CO2 Total 22 – 28 mmol/l
Excesso de Base (BE) 0 +/- 2 mEq/l
Saturação de O2 (calculada) 94 – 100%
Saturação de O2 (real) 94 – 100%

(A) A paciente encontra-se em acidose metabólica.
(B) A paciente encontra-se em acidose respiratória com compensação.
(C) A paciente encontra-se em alcalose metabólica.
(D) A paciente encontra-se em alcalose respiratória e o tratamento seria ajustar o ventilador mecânico.
(E) A paciente encontra-se em alcalose respiratória e o tratamento seria infundir HCO3.

(SSA-HMDCC – 2015) A gasometria arterial é o exame que permite analisar os gases sanguíneos e avaliar o equilíbrio acidobásico do organismo. A respeito desse exame, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Aumento da concentração plasmática de bicarbonato, revelada por gasometria, indica diminuição de sua secreção tubular renal.
II. Na acidose metabólica, a gasometria arterial deve revelar uma diminuição na concentração plasmática do íon bicarbonato.
III. Gasometria realizada após hipoventilação sustentada pode indicar alcalose respiratória.
IV. Na hiperventilação sustentada, a gasometria pode indicar diminuição das concentrações plasmáticas de gás carbônico.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, somente.
b) III, somente.
c) I e IV, somente.
d) IV, somente.

(EBSERH/HE-UFPEL - 2015) Os distúrbios do equilíbrio ácido-básico podem ser classificados em metabólicos e respiratórios, e ainda em acidose e alcalose. Com base no assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Em acidose metabólica, o distúrbio primário é a redução da concentração de bicarbonato no líquido extracelular.
(B) Uma das causas de acidose metabólica é a perda de bicarbonato pelo trato gastrintestinal.
(C) O cálculo do hiato aniônico é determinado pela diferença entre a soma dos cátions principais (sódio + potássio) e pela soma dos dois ânions principais (cloro + bicarbonato).
(D) A compensação da acidose metabólica é a hiperventilação.
(E) Pacientes diabéticos normalmente são acometidos de alcalose metabólica.

(EBSERH/HE-UFPEL – 2015) Um paciente de 40 anos, passando muito mal, foi atendido no hospital das clínicas de São Paulo. O paciente tinha hálito de cetona. O médico rapidamente solicitou uma gasometria e dosagem de glicose. O valor da glicemia foi de 320 mg/ dl. O resultado da gasometria foi:

pH= 7,30;
PCO2= 32 mmHg;
HCO3= 18 mmol/l;
BE= - 1,2.

Assinale a alternativa que apresenta o distúrbio desse paciente e o tratamento adequado.
Valores de referência

PH 7,35 – 7,45
PCO2 31 – 45 mmHg
PO2 80 – 100 mmHg
HCO3 21 – 27 mmol/l
CO2 Total 22 – 28 mmol/l
Excesso de Base (BE) 0 +/- 2 mEq/l
Saturação de O2 (calculada) 94 – 100%
Saturação de O2 (real) 94 – 100%

(A) O paciente encontra-se em acidose metabólica, e o tratamento seria infundir HCO3.
(B) O paciente encontra-se em acidose respiratória, e o tratamento seria aumento da PCO2.
(C) O paciente encontra-se em alcalose metabólica, e o tratamento seria infundir HCO3.
(D) O paciente encontra-se em alcalose respiratória, e o tratamento seria diminuir PCO2.
(E) O paciente encontra- se em alcalose respiratória e o tratamento seria remover HCO3.