(FUNDATEC – 2014) Avalie as seguintes afirmativas relacionadas aos fatores de coagulação.
I. O uso de warfarina reduz a função dos fatores II, VII, IX e X, além da Proteína C e Proteína S, afetando de maneira mais importante a dosagem do Tempo de Protrombina (TP).
II. Na Coagulação Intravascular Disseminada (CID), todos os fatores podem estar variavelmente diminuídos, incluindo o fator VIII.
III. A heparina inibe os fatores IIa, Xa, IXa e XIIa, afetando de maneira mais importante a dosagem do Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA).
IV. Disfunções hepáticas reduzem a síntese hepática dos fatores de coagulação, exceto o fator VIII.
Quais estão corretas?
A) Apenas I, II e III.
B) I, II, III e IV.
C) Apenas I, III e IV.
D) Apenas II, III e IV.
E) Apenas I.
(VUNESP - 2015) Quanto à avaliação laboratorial da hemostasia humana, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da seguinte afirmação: “ é utilizado(a) como uma medida geral da integridade da via intrínseca e comum, ao passo que é uma medida geral da integridade da via extrínseca e comum.”
(A) O tempo de trombina … a dosagem de fibrinogênio
(B) A dosagem de plasminogênio … a concentração do Fator IX
(C) A concentração do fator V … o tempo de sangramento
(D) O tempo de coagulação … o tempo de tromboplastina parcial ativada
(E) O tempo de tromboplastina parcial ativada … o tempo de protrombina
(SSA-HMDCC – 2015) Testes diagnósticos da coagulação plasmática Avalia a via extrínseca e fatores da via comum, como os fatores II, V e X. Este método baseia-se no acréscimo, in vitro, de tromboplastina tecidual ao plasma, cronometrando a formação de coágulo na amostra. Assinale a alternativa que indica corretamente a qual teste se refere a descrição acima.
a) Tempo de Protrombina.
b) Tempo de Tromboplastina Parcial ativada.
c) Tempo de Trombina.
d) Dosagem de Fibrinogênio.
(EBSERH/HC-UFG – 2015) A respeito do teste para verificação do Tempo de Coagulação, assinale a alternativa correta.
(A) Possui altíssima sensibilidade e reprodutibilidade.
(B) Permite avaliar de forma global os fatores de coagulação plasmática, exceto os fatores VIII e XXI.
(C) O Tempo de Coagulação é um teste utilizado em grande escala para triagem pré-cirúrgica e também para a orientação terapêutica de urgência em condições hemorrágicas graves.
(D) Não sofre nenhuma influência dos procedimentos técnicos de coleta e limpeza da vidraria utilizados.
(E) Também não sofre influência da forma de observação do desenvolvimento da formação do
(FUNCAB -2016) A base dos testes clínicos da coagulação é a verificação da velocidade da formação do coágulo através de ensaios com reações proteolíticas, trombina e fibrinogênio. A partir do texto, assinale a alternativa que promove alteração tanto no tempo de tromboplastina parcial (PTT) quanto no tempo de tromboplastina (PT).
A) Defeito do fator VII
B) Defeito do fator VIII
C) Defeito do fator IX
D) Deficiência de vitamina K
E) Defeito do fator XI
(Pref. Caldas Brandão/PB -2016) Sobre o anticoagulante citrato de sódio, utilizado na coleta de amostras para exames clínicos, é CORRETO afirmar:
A) Não deve ser utilizado em amostras onde serão realizados testes de coagulação.
B) Liga-se aos íons cálcio da amostra,formando quelato e interrompendo a cascata de coagulação.
C) É o anticoagulante de escolha para a realização do hemograma, por preservar a morfologia das células hematológicas por mais tempo.
D) Reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação.
E) É utilizado, principalmente, em testes de curva glicêmica e alguns testes de intolerância à açúcares, como a lactose
(EBSERH/HU-FURG – 2016) Assinale a alternativa que corresponde ao exame que avalia a hemostasia primária:
a) Tempo de Protombrina
b) Tempo de tromboplastina parcial ativada
c) Dosagem do fibrinogênio
d) Tempo de sangramento
e) Tempo de trombina
(EBSERH/HU-FURG – 2016) Assinale a alternativa correta. Para o diagnóstico laboratorial das hemofilias utiliza-se o teste:
a) tempo de protombrina
b) tempo de tromboplastina parcial ativada
c) dosagem do fibrinogênio
d) tempo de sangramento
e) tempo de trombina
(AOCP-2016) Os trombócitos, também conhecidos como plaquetas, são fragmentos citoplasmáticos anucleados presentes no sangue que têm como função e principal(ais) característica(s):
(A) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: não possuem núcleos, não são formados na medula óssea e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço.
(B) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: não possuem núcleos, são derivados de fragmentos do citoplasma megacariócito e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço.
(C) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: possuem núcleos, têm a forma de um disco achatado e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço.
(D) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar ou parar hemorragias, tendo como principais características: possuem núcleos, são derivados de fragmentos do citoplasma megacariócito e possuem um tempo de vida entre 10 a 15 dias, depois disso são destruídas e retiradas pela circulação do fígado.
(E) a participação no processo de coagulação do sangue ajudando a evitar a formação de coágulos, tendo como principais características: não possuem núcleos, têm a forma de um disco arredondado e possuem um tempo de vida entre 8 a 10 dias, depois disso são destruídos e retirados pela circulação do baço
(COPEVE – 2013) Sobre os testes para avaliação da coagulação e hemostasia, assinale a afirmativa INCORRETA.
(A) A retração do coágulo é um teste de função plaquetária cujo resultado é determinado pela relação entre o soro, obtido após a retração do coágulo, e a quantidade total de sangue.
(B) O tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) corresponde ao tempo gasto para ocorrer a coagulação do plasma recalcificado, avaliando os fatores de coagulação das vias intrínseca e comum.
(C) O tempo de sangramento (TS) é utilizado para verificar a função vascular e a da hemostasia secundária, permitindo identificar os distúrbios das vias intrínseca, extrínseca e comum da coagulação.
(D) O tempo de protrombina (TAP) corresponde ao tempo de coagulação do plasma, após a adição de tromboplastina, avaliando os fatores de coagulação das vias extrínseca e comum.